Cores das placas

As placas possuem cores diferentes de acordo com o tipo de uso para que o veículo está registrado:

  • Preto sobre fundo Cinza: privados
  • Branco sobre fundo Preto : coleção
  • Branco sobre fundo Vermelho: transportes públicos e veículos de aluguel (ônibus, táxis, caminhões que prestam serviços a terceiros, ou seja; frete)
  • Vermelho sobre fundo Branco: auto-escolas
  • Preto sobre fundo Branco: uso oficial (Governos, Polícias, Corpos de Bombeiros etc.)
  • Cinza sobre fundo Preto: automóveis de colecionadores (com mais de trinta anos e em excelente estado de conservação e originalidade)
  • Branco sobre fundo Verde: experiência, os carros que estão em reparo nas concessionárias ou oficinas e que precisam ser testados na rua levam a placa verde. Fabricante, carros das montadoras que ainda estão em fase de testes para ver seu desempenho
  • Branco sobre fundo Azul com ADM (Administrativo), CC (Corpo Consular), CD (Corpo Diplomático), CMD (Chefe de Missão Diplomática, exclusiva do Embaixador), OI (Organismo Internacional) no local do estado: uso diplomático-consular (no formato “JGM 1234″ ou no “LVM 1234″).
Oficial

Oficial

Particular

Particular

Aluguel

Aluguel

Aprendizagem

Aprendizagem

Coleção

Coleção

Experiência

Experiência

Corpo consular

Corpo consular

Observação: A partir de janeiro de 2009 uma nova resolução determinou que os novos veículos emplacados nas categorias “Corpo Diplomático” ou “Corpo Consular” receberão dentro da série do estado onde será lotado uma combinação geral e normal de três letras e quatro números, como as demais categorias. Permanece porém características de cores e tipos. Até dezembro de 2009 todos veículos até então enquadrados no sistema de “CC-1234″ deveriam se adaptar a este novo sistema único, mantendo referência a corpo consular através de inscrição na tarjeta no lugar do UF e município com código que designe a categoria especial com abreviaturas padronizadas (CC, CD, CMD, OI etc) segundo a Resolução 286/2008 do Contran.

Fonte: Wikipedia

 

Publicado em Curiosidades